quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Como fazer Ghee?

Quem frequenta lojas específicas de produtos naturais ou os novos supermercados biológicos espalhados um pouco pela cidade, já se deparou certamente com manteiga clarificada ou ghee à venda.
Pois eu já... e por vezes fico desmotivada pelo preço que estes produtos apresentam.
É verdade é mais fácil pegar da prateleira e levar diretamente para a cozinha, pronta a utilizar, mas sai-nos bem mais em conta se clarificarmos a nossa manteiga em casa.
Se pensar bem... o trabalho não é muito, nem o grau de dificuldade... é tudo uma questão de tempo e paciência. 
Uma opção viável e muito mais saudável do que manteigas e margarinas (veja posto sobre o eterno duelo AQUI)

Créditos da Imagem: www.101cookbooks.com

COMO PREPARAR GHEE PASSO A PASSO

Ingredientes:

- 400g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
NOTA: é importante lembrar que devido à eventual perda de alguma da água por evaporação e a eliminação dos sólidos do leite, a manteiga ghee obtida apresenta um volume mais reduzido quando comparado ao que inicialmente tinha de manteiga.
- 1 litro de água (caso opte por fazer em banho maria)


Modo de preparação:

1) Coloque a manteiga num recipiente próprio para levar a banho maria (como pirex por exemplo). Numa panela coloque a água e leve ao lume até ferver. No seu interior coloque o recipiente com a manteiga para derreter.
2) À medida do tempo, enquanto a manteiga derrete irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxilio de uma espumadeira retire e descarte a espuma formada durante o processo.
3) Quando a produção de espuma branca cessar, desligue o fogo. 
4) No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui na realidade a lactose existente na manteiga. Para ter a certeza que a sua ghee é desprovida de lactose opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco, com tampa e armazene.
NOTA: pode armazenar a sua ghee à temperatura ambiente ou no frigorífico por um período de 3-4 meses

SABIA QUE?
Há quem clarifique a manteiga directamente na panela, sem necessidade de banho maria. Se por um lado facilita o processo e o torna mais rápido, há contudo maior probabilidade de deixar queimar a manteiga. 
Acaba por ser um método mais meticuloso. 
Nem sempre conseguimos rápido e bem. Se optar por derreter a manteiga directamente da panela, não se descuide! É importante não atingir temperaturas elevadas que ponham em causa a estrutura química dos ácidos gordos presentes na manteiga. O lume deve manter-se no mínimo.

3 comentários:

  1. Gostei muito do post, mas tenho uma dúvida. Se não tivermos intolerância à lactose, é mesmo necessário filtrar no final? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. | (• .•)| Olha, eu estive procurando sobre nutricionista e encontro o seu blog, gostaria de saber se tem alguma contra indicação?

    ResponderEliminar
  3. Poderia explicar melhor a última parte. O que é que se deve filtrar? Guarda-se a parte líquida ou sólida?
    Obrigada

    ResponderEliminar